O pecado

“Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo...”
Quem comete pecado é do diabo ,porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” I Jo3:7,8.
Nós vivemos em um mundo que “jaz no maligno” I Jo5:19, e desde o nosso nascimento o pecado nos rodeia.:
“Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Sl51:5.
“... o pecado jaz à porta...” Gn4:7
Portanto, desde o nosso nascimento a nossa luta contra o pecado começa, mas devemos estar “mortos para o pecado” Rm6:2 e sabemos que nossa vitória sobre o pecado é certa, pois:
“O pecado não terá domínio sobre nós porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Rm6:14
“...mas onde abundou o pecado superabundou a Graça.” Rm5:20.
Portanto enumeremos aqui apenas alguns detalhes que devemos saber sobre o pecado.

1- O nascimento do pecado.

Tg1:15 – “Depois, havendo a concupiscência concebido dá à luz o pecado...”
O pecado pode nascer de um olhar, uma palavra, um gesto, um pensamento, ou qualquer outra atitude que nos leva a um desejo que não nos convém consumá-lo.


2- Satanás introduziu o pecado no mundo, mas ele não é responsável por todos os nossos pecados.

“Então disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.” Gn3:4,5.
A Bíblia nos mostra que Satanás usou a tática de dizer uma meia verdade. Por um lado estava certo ao dizer que Eva não morreria, pois seu corpo realmente não morreria, mas a sua comunhão com Deus morreria assim que desobedecesse às ordens do Pai.
“Não nos sobreveio tentação, senão humana...” Ico10:13
“Mas cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” Tg1:14.
Temos sempre que nos lembrar que somos constituído por um corpo, uma alma e um espírito.
O significado da palavra “concupiscência” é “apetite carnal desordenado”(Pequena Enciclopédia Bíblica – O.S. Boyer – 7ª edição – Editora Vida), por isso é que, em Mateus 26:41, Jesus diz aos seus discípulos : “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto mas a carne é fraca.”
Não devemos fugir de nossas responsabilidades, colocando a culpa sempre no diabo. Temos que vigiar sempre e orar sem cessar, senão, com certeza, cairemos.
“Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia.”

3- O pecado existe exatamente porque temos consciência dele.
“... mas eu não conheci o pecado senão por intermédio da lei. Pois eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: não cobiçarás.” Rm7:7
Vamos pensar: Adão e Eva teriam pecado se Deus não tivesse dito: não comerás do fruto? A resposta é não. Pois eles não teriam consciência do pecado.
“Se eu não tivesse vindo, nem lhes tivesse falado, não teriam pecado. Agora porém não têm desculpa do pecado.” Jo15:24.
Apartir do momento que sabemos o que devemos fazer e não fazemos, cometemos pecado.
“Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não faz, comete pecado.” Tg4:17
Também não adianta dizer que não sabia que estava escrito, pois é nosso dever conhecer as Escrituras. O salmista diz:
“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra.” Sl119:9
“Escondi tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.” Sl119:11.
Não há homem que não peque, mas o desejo de Deus é que vivamos sem pecado.
“E quando alguém pecar contra ti(pois não há homem que não peque)...” Irs8:46.
Deus conhece e sabe das nossas fraquezas, porém ele não deseja que vivamos em pecado. Ele nos criou à sua imagem e sua semelhança, porém, o pecado distorceu esta imagem e deturpou esta semelhança. Portanto, Deus quer que nós voltemos a ter a sua imagem e semelhança.
Quando Deus criou Adão e Eva, Ele andava, passeava com eles no Jardim.
Com o pecado esta comunhão foi quebrada.
“Então disse o Senhor: não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem...” Gn6:12.
Mas quando Deus fez sua aliança com Abraão, seu desejo era que essa comunhão voltasse a existir, e que o homem voltasse a ter a imagem e semelhança de Deus.
“Quando tinha Abraão noventa e nove anos de idade, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: eu sou o Deus todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” Gn17:1.
E quando o Senhor deu a Lei a Moisés Ele disse:
“Eu sou o Senhor vosso Deus; consagrai-vos e sede santos, porque eu sou Santo.” Lv.11:44.
Estes versículos mostram que Deus quer que voltemos a ser como Ele é. E podemos encontrar muitos versículos que comprovam esta posição:
“Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso pai que está no céu.” Mt.5:48.
“... para que vos conserveis firmes, perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus.” Cl4:12.
“... para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.” Cl1:28.
“Mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo vosso procedimento.” Ipe1:15.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor.” Hb12:14.
Devemos, pois, buscar a perfeição e a santificação, pois é isso que Deus quer de nós, e quanto mais semelhante a Ele nos tornarmos, mais o conheceremos.

4- Vencendo o pecado.
Bem, esta não é a tarefa mais fácil. Vencer o pecado, além de exigir muito jejum e oração, requer também muita vigilância.
Vamos tomar como exemplo a vida de José, aquele filho de Jacó, que foi vendido por seus irmãos, ..., ele era um homem que aprendera a ser prudente, e podemos aprender muitas coisas com ele.
4.1. Nunca podemos falar de coisas que possam instigar as pessoas a sentirem inveja, ou qualquer outro sentimento negativo a nosso respeito.
José instigou seus irmãos, ao contar seus sonhos a eles, colocando-os como seus servos. Mas José, depois de ser quase morto e vendido por seus irmãos, aprendeu como se deve agir: fugir do pecado.
4.2. Quando José estava na casa de Potifar, ele se viu em uma difícil situação, pois a mulher de seu senhor queria que ele se deitasse com ela. (Gn39), mas José não se importou com a beleza da mulher, nem com o prazer momentâneo que ela poderia proporcionar a ele. Ele fugiu, nãom se importou com mais nada, não pensou duas vezes, simplesmente fugiu.E com isso, Deus o honrou e ele se tornou o maioral no Egito.
Temos que ter esta consciência, que para vencermos o pecado, temos que fugir dele, evitá-lo ao máximo, não pensar duas vezes.
A Bíblia nos mostra esta lição em várias outras passagens, por exemplo, em Jeremias 51:6, a palavra de Deus nos diz: “Fugi do meio da Babilônia! Livre cada um a sua alma! Não sejais destruídos na sua maldade. É tempo da vingança do Senhor; ele lhe dará a sua paga.
A Babilônia era berço da vaidade, da ostentação e da impiedade do mundo, por isso que Deus falou para “fugir do meio da Babilônia”, ou seja, fugir do pecado, “livrar cada um a sua alma”.
Atenção: não se pode brincar com o pecado, pensar duas vezes pode ser perigoso, em qualquer situação que pode acabar em pecado, fuja! E depressa!
Em 2 Tm 2:22, Paulo diz ao jovem Timóteo:
“Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor.”
Pr Cleiber Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário